Como saber quais tipos de sondagem devo fazer?
Muitas vezes quando vamos construir, ficamos em dúvidas por onde começar, e quando se trata de obra, um dos primeiros passos é a sondagem. Mas como saber dos tipos de sondagem, qual o ideal para minha obra?
Fizemos uma lista com os 3 principais tipos de análise de solo para ajudar você!
Existem muito tipos de sondagem, mas os 3 mais usados são:
– Sondagem à percussão (SPT)
– Sondagem a trado
– Sondagem rotativa
O que é sondagem à percussão? (SPT)
A sondagem à percussão ou sondagem SPT é o tipo de sondagem mais utilizada no Brasil.
Este estudo é um dos métodos usados para investigar a resistência do solo e subsolo.
Possibilita ter informações sobre o nível do lençol freático, a carga que cada camada do subsolo suporta, além de como reagem ao receber a carga.
É uma das técnicas mais usadas na engenharia devido à facilidade para a execução, o custo baixo e a possibilidade de trabalho em locais mais difíceis.
A sondagem à percussão também é conhecida como sondagem SPT, (Standard Penetration Test) que significa “teste de penetração padrão”.
Quer saber mais sobre a Sondagem à Percussão?
Pra que serve e como é feita, você encontra aqui.
O que é sondagem SPT-T ? (Com torque)
A sondagem SPT T ou sondagem a percussão com torque, é uma técnica que mede o torque em sondagens de simples reconhecimento. Além das informações obtidas na sondagem tradicional, temos outras informações alcançadas pelo torque máximo e residual de cada amostra.
A Sondagem SPT-T é ideal para reconhecer o terreno antes do início de qualquer obra, a sondagem SPT T é a investigação mais conhecida por sua eficiência.
Quais são vantagens da Sondagem SPT-T
Além de apresentar uma classificação do solo detalhada, a sondagem SPT T conta com algumas vantagens em relação a outras técnicas que determinam a escolha da fundação:
Deslocamento facilitado por utilizar equipamentos de pequeno e médio porte;
Pode ser realizada em locais de difícil acesso;
Rapidez para determinar a resistência e classificar o solo em questão.
Utilizada como método complementar à sondagem a percussão (SPT), o diferencial é o uso do torque para coletar dados mais específicos, acrescentando qualidade aos resultados.
Qual a utilidade do torquímetro?
Quando o processo de sondagem a percussão termina, cravação do amostrador, um torquímetro é acoplado nas hastes para iniciar a sondagem SPT T. A partir do torque, é possível obter duas medidas, uma que é o valor máximo do torque e outra que corresponde ao torque residual.
Os resultados da Sondagem SPT-T:
Os resultados obtidos através das amostras coletadas em uma sondagem SPT T determinam:
– Variações das camadas do terreno;
– Natureza do solo em questão;
– Resistência do solo por camada;
– Profundidades e espessuras de cada camada e tipo de solo encontrado;
– A existência de lençol freático e qual o nível de água;
O torque necessário para que a aderência do amostrador cravado seja superada a cada metro de perfuração.
O que é sondagem a trado?
A sondagem a trado é basicamente a coleta de amostras que permite distinguir o tipo de solo e o tipo de camadas do subsolo, realizada para o simples reconhecimento do solo.
A sondagem a trado pode ser feita de duas maneiras diferentes:
– Trado manual
– Trado mecânicos
Trado Manual
A sondagem a trado manual é muito utilizada para a definição do nível do lençol freático e geralmente penetra apenas em camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d’água.
As amostras colhidas, sempre serão deformadas, pois o solo não mantém as propriedades físicas depois de retirado da natureza. Com essas amostras é possível determinar o perfil geológico do solo e suas características.
Trado Mecânico
A sondagem a trado mecânica é um processo utilizado para perfurações mais profundas, em solos com alta resistência.
A sondagem a trado é um processo de perfuração rápida, muito utilizada por ser de baixo custo, e relativamente limpa, pois não produz lama.
Quer saber mais sobre a Sondagem a Trado?
Pra que serve e como é feita, você encontra aqui.
O que é sondagem rotativa?
A sondagem rotativa é o processo de sondagem indicado para superfícies de altíssima resistência como, por exemplo, rochas.
A perfuração é feita com ferramentas cortantes para colher a amostra e analisá-la.
Com base na análise dessas informações, a caracterização do solo-rocha fica muito mais precisa – o que é de extrema importância para o trabalho da Engenharia Civil (já que muitos empreendimentos são erguidos justamente sobre as camadas de rocha).
O trabalho de sondagem rotativa inicia-se com a sondagem à percussão (SPT) até que se alcance a camada de rochas. Em seguida, com o uso de sondas rotativas, a equipe continua o trabalho de penetração para retirar amostras da rocha atravessada, podendo atingir grandes profundidades.
A sondagem rotativa é o estudo mais completo da Geologia, permitindo retirar, recuperar e analisar o tipo de rocha, passo fundamental para determinar o tipo de fundação mais adequado para a obra.
Como analisar qual é a melhor sondagem para o terreno?
A escolha de qual método de sondagem mais adequado para o terreno, vai ser determinada pelo tipo de solo presente na área do estudo.
O ideal é começar com a metodologia mais barata, buscando identificar todas as informações possíveis.
Caso o tipo de sondagem não obter todas as informações, deve-se recorrer a alternativas diferentes.
Uma interpretação errônea pode ser crucial para determinação das profundidades dos solos.
Quando os resultados não estão certos, a edificação pode apresentar problemas de ordem estrutural, talvez pela escolha errada do tipo de fundação, determinado pela sondagem feita anteriormente.
Determinada essas diretrizes, afirmamos que uma investigação de solo bem realizada é fundamental para escolha certa do tipo de fundação, trazendo a diminuição de custos da obra e maior durabilidade sem riscos.
Quer saber mais sobre a Sondagem Rotativa?
Pra que serve e como é feita, você encontra aqui.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO Blog