Como saber quais tipos de sondagem devo fazer?
Muitas vezes quando vamos construir, ficamos em dúvidas por onde começar, e quando se trata de obra, um dos primeiros passos é a sondagem. Mas como saber dos tipos de sondagem, qual o ideal para minha obra?
Fizemos uma lista com os 3 principais tipos de análise de solo para ajudar você!
Existem muito tipos de sondagem, mas os 3 mais usados são:
– Sondagem à percussão (SPT)
– Sondagem a trado
– Sondagem rotativa
O que é sondagem à percussão?
A sondagem à percussão ou sondagem SPT é o tipo de sondagem mais utilizada no Brasil.
Este estudo é um dos métodos usados para investigar a resistência do solo e subsolo.
Possibilita ter informações sobre o nível do lençol freático, a carga que cada camada do subsolo suporta, além de como reagem ao receber a carga.
É uma das técnicas mais usadas na engenharia devido à facilidade para a execução, o custo baixo e a possibilidade de trabalho em locais mais difíceis.
A sondagem à percussão também é conhecida como sondagem SPT, (Standard Penetration Test) que significa “teste de penetração padrão”.
Quer saber mais sobre a Sondagem à Percussão?
Pra que serve e como é feita, você encontra aqui.
O que é sondagem a trado?
A sondagem a trado é basicamente a coleta de amostras que permite distinguir o tipo de solo e o tipo de camadas do subsolo, realizada para o simples reconhecimento do solo.
A sondagem a trado pode ser feita de duas maneiras diferentes:
– Trado manual
– Trado mecânicos
Trado Manual
A sondagem a trado manual é muito utilizada para a definição do nível do lençol freático e geralmente penetra apenas em camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d’água.
As amostras colhidas, sempre serão deformadas, pois o solo não mantém as propriedades físicas depois de retirado da natureza. Com essas amostras é possível determinar o perfil geológico do solo e suas características.
Trado Mecânico
A sondagem a trado mecânica é um processo utilizado para perfurações mais profundas, em solos com alta resistência.
A sondagem a trado é um processo de perfuração rápida, muito utilizada por ser de baixo custo, e relativamente limpa, pois não produz lama.
Quer saber mais sobre a Sondagem a Trado?
Pra que serve e como é feita, você encontra aqui.
O que é sondagem rotativa?
A sondagem rotativa é o processo de sondagem indicado para superfícies de altíssima resistência como, por exemplo, rochas.
A perfuração é feita com ferramentas cortantes para colher a amostra e analisá-la.
Com base na análise dessas informações, a caracterização do solo-rocha fica muito mais precisa – o que é de extrema importância para o trabalho da Engenharia Civil (já que muitos empreendimentos são erguidos justamente sobre as camadas de rocha).
O trabalho de sondagem rotativa inicia-se com a sondagem à percussão (SPT) até que se alcance a camada de rochas. Em seguida, com o uso de sondas rotativas, a equipe continua o trabalho de penetração para retirar amostras da rocha atravessada, podendo atingir grandes profundidades.
A sondagem rotativa é o estudo mais completo da Geologia, permitindo retirar, recuperar e analisar o tipo de rocha, passo fundamental para determinar o tipo de fundação mais adequado para a obra.
Quer saber mais sobre a Sondagem Rotativa?
Pra que serve e como é feita, você encontra aqui.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO Blog