Equipe da Geositu realiza serviços de sondagem em desabamento de muro de arrimo na Aclimação.
Um muro de arrimo sofreu desabamento em um prédio na Aclimação, na manhã de terça-feira (07), abalando a estrutura do edifício, deixando cerca de 59 famílias sem suas respectivas casas, e tendo que se abrigarem em casa de familiares e amigos.
O muro de arrimo é um tipo específico de muro que serve para conter a terra além de isolar o terreno.
É uma solução de segurança para terrenos em declive.
Em virtude da emergência, tiveram de ser retiradas do edifício residencial e não tiveram sequer tempo de recolher seus pertences.
Segundo análise técnica da Defesa Civil, o desabamento ocorreu após queda de uma das vigas que ligam o edifício ao muro.
O órgão disse que o edifício não apresenta “risco iminente de desabamento”, e que a medida “foi tomada por precaução”.
O desabamento causou um vazamento de gás, e uma equipe técnica da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), foi enviada ao local, para reparar o problema.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou a rua.
Funcionários da Eletropaulo avaliaram que, até o início da tarde, não havia necessidade de interrupção de energia, mas posteriormente, a energia da região foi cortada.
O prédio que fica na Rua Doutor Nicolau de Souza Queiroz (Edifício Norma), possui onze (11) andares e quatro (4) subsolos e é geminado a outro prédio (Edifício Ernani), o qual também foi esvaziado pela Defesa Civil, o fornecimento de água na rua foi cortado.
Ninguém ficou ferido.
A equipe Geositu Sondagens está realizando inicialmente o serviço de sondagem à percussão(SPT) e topografia no local, para análise do solo, sendo esse o primeiro passo da obra geral, ou seja, uma espécie de “mapa” a seguir.
O primeiro passo, a sondagem à percussão (SPT) consiste em obter a resistência à penetração a cada metro e informações como nível do lençol freático (ou seja, o nível d’água), espessura das camadas e tipos de solo, e interferências durante sua execução
A partir deste ensaio, é possível determinar a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, além de aferir, pelo número de golpes, a compacidade e a consistência dos solos.
A partir da sondagem à percussão e seus resultados, é possível, por exemplo, determinar com precisão o tipo de fundação necessária à cada empreendimento, tais como predial, estabilização de taludes, encostas e obras de terra.
O segundo passo, a topografia realizada através da geometria e trigonometria, representa a configuração do terreno e suas características. Este trabalho possibilita apresentar os aspectos reais da localidade em questão, tais como altimetria, relevos e cadastro de construções existentes.
Posteriormente os relatórios serão entregues a equipe que realizará as obras, fornecendo todos os dados necessários do solo, suas características e resistência, para de fato, dar início às obras.
O tempo estimado para início e conclusão do trabalho são desconhecidos, pois ainda não se sabe pontualmente as consequências do acidente na estrutura do edifício.
A equipe Geositu Sondagens não realizará as obras, apenas o estudo e análise do solo, passando assim os resultados para as empresas responsáveis pelas outras etapas do processo de recuperação e reparo da estrutura do prédio.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO Blog