(11) 2577-3160 [email protected]

5 problemas que a sondagem do solo pode resolver

 

Antes de citarmos os problemas que a sondagem do solo pode resolver, vale dizer que a Sondagem é realizada antes de qualquer tipo de obra.

 

Assim sendo

 

Se você pretende construir ou reformar, investir em sondagem do solo é o primeiro passo a se fazer.

 

A Sondagem do solo consiste em um estudo que funciona como um exame do solo, neste exame se identifica as propriedades e características do solo, como, de que consiste a sua composição e por quais elementos é formado.

 

Cabe ainda, determinar juntamente ao engenheiro, arquiteto, ou projetista da obra, quantos pontos de sondagem será necessário, qual o tipo mais adequado do estudo de solo e se existe a necessidade de mais algum estudo que complemente o relatório, como a topografia.

 

Mas agora, vamos ao nosso guia.

 

5 problemas que a sondagem do solo pode resolver

 

Caso você opte por não realizar nenhum estudo de solo antes de começar a sua obra, eventuais problemas podem aparecer, durante ou depois do término da obra.

 

Como por exemplo:

  1. Desabamento e deslizamentos
  2. Problemas estruturais
  3. Rachaduras
  4. Conflito com tubulação de gás
  5. Fundação errada

 

1. Desabamento e deslizamentos

 

O Problema

Os desabamentos são dos problemas evitáveis, provavelmente o mais crítico, pois na sua maioria o risco de acidente com vítimas é sempre recorrente, além de acarretar uma série de prejuízos e posteriores problemas, que podem inclusive danificar outras construções próximas ao local do ocorrido

Os deslizamentos também são um problema sério, pois normalmente são causados em áreas em que o risco é sempre iminente, as denominadas áreas de risco.

Solução

Os desabamentos e deslizamentos são acidentes que podem ser evitados com a sondagem.

Antes do início da obra, é feito o estudo de solo indicado, e assim se obtém o relatório completo da área.

Tendo isso em mãos é possível saber a resistência do solo, e assim determinar qual a fundação exata para a edificação.

Evitando assim, qualquer tipo de acidente futuro.

 

2. Problemas Estruturais

 

O Problema

Os Problemas estruturais são complicações na estrutura do edifício, reveladas por meio de fissuras ou trincas nas paredes.

Esses problemas podem estar nas vigas que sustentam a edificação, ou na escolha de uma fundação equivocada, para o tipo do solo do local da construção.

A Solução

A Sondagem atua como uma forma de prevenção, se feita corretamente, ela pode identificar características do solo, que servem para determinar a fundação correta para aquela área, lembrando que não existe áreas ruins, e sim diferentes soluções.

 

3. Rachaduras

 

O Problema

As rachaduras são praticamente existentes em todas as construções que utilizam o concreto em seu material de construção.

Isso ocorre porque esse material tem pouca elasticidade, por isso quando a estrutura sofre movimento, pode desencadear em pequenas fissuras.

Porém quando essas rachaduras começam a ser mais frequentes e maiores, pode ser sinal de problemas sérios na estrutura da edificação.

 

A Solução

Para evitar problemas de rachaduras e trincas na edificação, a solução é fazer a fundação correta para o tipo de solo existente.

Para a escolha da fundação correta, é necessário a sondagem do solo ser feita, pois a partir do relatório, fica mais fácil de determinar o tipo de fundação.

 

4. Conflito com tubulação de gás

 

O Problema

Como algumas obras envolvem construções abaixo do no nível do solo, ou seja, pavimentos subterrâneos, essas edificações podem encontrar problemas para serem construídas, devido às tubulações que existem, e acidentes com a rede de esgoto ou de gás, podem causar problemas sérios a estrutura das vias, ou na própria edificação.

 

A Solução

A sondagem do solo, identifica as tubulações de gás e esgoto que existem na área da obra, assim evita com que as tubulações sejam perfuradas e causem problemas.

 

5. Fundação Errada

 

O Problema

 

A sondagem do solo tem como sua principal função, o reconhecimento do solo, e a análise dos elementos, determinando assim, as características úteis para se fazer principalmente a fundação.

 

Quando a sondagem do solo não é feita, ou realizada de forma errônea, isso pode desencadear em uma escolha baseada em informações erradas, ou em nenhuma informação, sendo quase que inevitável a escolha equivocada do tipo de fundação, sendo assim o resultado pode ser desastroso.

 

A Solução

 

A Solução para não fazer a escolha errada da fundação para o tipo de solo do terreno, é antes de começar as obras, a realização da sondagem do solo.

 

Só com a sondagem do solo correta, e o laudo e relatório em mãos, é possível fazer a escolha pela fundação correta.

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

 

Quais são as vantagens da Sondagem?

O que é Sondagem SPT?

Qual o preço da Sondagem?