Skip to main content

O que é Geotecnia?

 

A geotecnia é o campo da engenharia civil que estuda os solos e rochas, e como eles reagem às ações do homem.

É a ciência aplicada para prever o comportamento da natureza e suas diversas características, em relação a ação do homem.

Geotecnia é também a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos elementos da crosta terrestre e propriedades do solo.

Por meio de cálculos e estudos aprofundados, os profissionais da área concluem quais são as propriedades das camadas de solo e subsolo de uma determinada localidade e definem se, naquele espaço, será viável executar determinado projeto.

 

Não seria de fato uma única ciência, mas sim a mistura de três basicamente:

 

  • Geologia de engenharia
  • Mecânica dos solos
  • Mecânica das rochas

 

Esta ciência lida com a interferência de obras de infraestrutura de qualquer natureza com a sua fundação, seja ela em solo ou rocha.

É a ciência aplicada para prever o comportamento da natureza e suas diversas características, em relação a ação do homem.

 

Qual a missão da Geotecnia?

 

A missão essencial da geotecnia é oferecer ao projetista, o quadro completo dos fenômenos geológicos e geotécnicos que podem potencialmente ser esperados da interação entre as solicitações próprias da obra que será implantada e as características geológicas (materiais e processos) dos terrenos que serão por ela afetados.

O intuito da geotecnia é prevenir desastres naturais, além de auxiliar obras de infraestruturas de forma segura, para a natureza e para a população.

 

O que é investigação geotécnica?

 

Investigação geotécnica é o estudo do solo, baseado nos conhecimentos e técnicas aplicadas da geologia e geotecnia.

Para o reconhecimento dos perfis dos solos e suas respectivas características geotécnicas, é realizado uma investigação geotécnica.

Um exemplo de investigação geotécnica é a sondagem, que através de descrições e índices obtidos para as diversas camadas existentes, determinam a variação da resistência do solo com a profundidade.

É a metodologia mais tradicional e mais usada da investigação geotécnica, possibilita a identificação dos horizontes de solo e a determinação da resistência SPT a cada metro investigado, quando detectado um  lençol freático, a profundidade do nível d’água é identificada.

Esta metodologia ainda possibilita a execução de ensaios in situ adicionais aproveitando a perfuração, como o ensaio de permeabilidade das camadas de solo.

geotecnia-sondagem

 

Quando é feita a investigação geotécnica?

 

As investigações geotécnicas antecedem o projeto e o plano de obra, e se prolongam no período de obra e na própria operação do empreendimento, entendida como a área de estudo responsável pela interferência tecnológica do homem com o meio físico geológico.

Assim, todo o esforço investigativo deve ser orientado, desde o primeiro momento, propondo, analisando, descartando e confirmando hipóteses de fenômenos naturais, para que, ao final, tenha um laudo com todas as características e hipóteses reais, para que a empresa de sondagem possa se basear neste estudo.

Ao aplicar os estudos de geotecnia em suas obras, você conseguirá otimizar os custos, analisar, identificar e até prevenir problemas.

Nos últimos anos, a causa ambiental tem gerado grande preocupação e, assim, a geotecnia e todas as suas vertentes têm ganhado cada vez mais destaque na prevenção de situações como:

 

  •  Desabamentos;
  •  Desmoronamentos;
  •  Deslizamentos;

 

É essencial o estudo geotécnico de uma área, para evitar esses e muitos outros problemas.

Além de ter papel importante em ações ambientais como:

 

  • Preservação dos lençóis freáticos
  •  Gerenciamento do problema do lixo
  • Conter a ocupação de encostas.

 

Essas são algumas situações em que a geotecnia tem papel fundamental.

 

Além disso, a investigação geotécnica permite:

 

  •        A identificação de características geométricas e estruturais
  •        Fornece parâmetros para projetos
  •        Fornece análises com base em dados.

 

Quando a investigação geotécnica não é realizada ou quando os dados relatados são mal
interpretados, os projetos podem atrasar ou saírem inadequados, os custos aumentam, podem ocorrer problemas ambientais, rupturas e até mesmo patologias estruturais.

Sendo assim, a investigação geotécnica minimiza os riscos, otimiza os custos, e ajuda na preservação da natureza.

A geotecnia abrange as áreas de mecânica dos solos e mecânica das rochas, e muitos dos aspectos de engenharia e da geologia, geofísica, hidrologia e ciências afins.

 

Quais áreas a Geotecnia pode ser aplicada?

 

Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, usam o solo como ponto de partida, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo as barragens e os aterros de estradas.

A resposta do solo quanto às ações e materiais utilizados, é o que determinará sua estabilidade e a forma estética da obra.

A geotecnia é aplicada em vários episódios, sendo eles: prevenção e reparação de danos causados por resposta da natureza ou desastres naturais, como, deslizamentos de terra e rocha, erupções de vulcões, avalanches, além de controlar enchentes e poder prevê-las

Atua também no desenvolvimento da fundação de pontes e edifícios feitos sob o solo, a partir da ação do homem.   

Esta ciência lida com a interferência de obras de infraestrutura de qualquer natureza com a sua fundação, seja ela em solo ou rocha.

 

Quem são os profissionais da área de Geotecnia e Geologia?

 

Geotecnia é praticada tanto por geólogos de engenharia e engenheiros geotécnicos.

O Engenheiro Geotécnico atua em projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções entre outros.

Os geólogos estudam a estrutura e os processos que formaram a Terra, além das propriedades do solo, terra ou rocha.

Um profissional especializado em geotecnia está apto a trabalhar em processos que lidem direta ou indiretamente com o solo.

 

Norma Técnica

ABNT NBR 6484:2001 – Solo – Sondagens de simples reconhecimentos com SPT – Método de ensaio

Comitê: ABNT/CB-002 Construção Civil | Catalogo ABNT

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO Blog

Instrumentação Geotécnica

O que é Sondagem de Solo?

Sondagem em desabamento de muro na Aclimação

 

Leave a Reply