O QUE É ENSAIO DE PERMEABILIDADE?
Ensaio de Permeabilidade, executado em furos de sondagem a percussão, genericamente conhecido por ensaio de infiltração, tem por finalidade a determinação do coeficiente de permeabilidade do solo.
O Ensaio de Permeabilidade in-situ é utilizado para calcular a estimativa de vazão que infiltrará através das camadas de solo a serem estudadas.
Ensaio de permeabilidade é um procedimento realizado em furos de sondagem em projetos de geologia de engenharia e engenharia ambiental.
Consiste na medição da absorção de água, em um intervalo limitado pelo fundo da perfuração e o limite inferior do tubo de revestimento, visando à determinação dos coeficientes de permeabilidade do terreno em estudo.
O Ensaio de Permeabilidade in-situ é utilizado para calcular a estimativa de vazão que infiltrará através das camadas de solo a serem estudadas.
Ou seja, ele permite conhecer quanto de água pode ser absorvido dependendo da espessura das camadas e do tipo de solo, o que é de fundamental importância para a construção de escavações, barragens, obras de drenagem, rebaixamento de aquíferos, adensamentos e etc.
Juntamente com o ensaio de perda d’água sob pressão (aplicável em sondagens rotativas), constitui o conjunto de ensaios de permeabilidade executados em furos de sondagens, mais comumente utilizado no campo para a caracterização hidro geotécnica dos terrenos naturais.
Este ensaio, normatizado conforme o boletim da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, é realizado no próprio furo de sondagem, a partir de um tubo de revestimento de diâmetro Ø 21/2”.
Uma vez que as camadas do solo ensaiado estão saturadas (quando acima do nível d’água), inicia-se as leituras de absorção em intervalos de tempo variados.
O relatório gerado após esta análise apresenta o chamado Coeficiente de Permeabilidade K (cm/s), utilizado pelos calculistas para atestar a segurança do terreno e/ou obra.
CLASSIFICAÇÃO DO ENSAIO DE PERMEABILIDADE
O Ensaio de Permeabilidade pode ser classificado de acordo com o modo que é realizado:
- Ensaio de Infiltração: aplica-se uma carga hidráulica, mantendo o nível d’água sempre constante;
- Ensaio de Rebaixamento: aplica-se uma carga hidráulica e acompanha seu rebaixamento (nível variável);
- Ensaio de Recuperação: rebaixa-se o nível d’água e acompanha a sua recuperação;
- Ensaio de bombeamento: descarrega-se o aquífero, medindo-se a vazão necessária para manter o nível d’água constante.
O ensaio de permeabilidade mais comum e utilizado é o ensaio de infiltração, pois apresenta menor dificuldade de execução e necessita de aparelhos simples para sua realização.
O resultado do ensaio de permeabilidade (infiltração) é apresentado em PE (perda d’água específica), ou em K (permeabilidade), sendo os valores expressos em l/min.m.kgf/cm², para PE e cm/s para K.
ENSAIO DE PERMEABILIDADE PARA SUMIDOUROS
Para dimensionamento de sumidouros, é necessário a determinação da capacidade de absorção do terreno que receberá esta estrutura.
Para determinação da capacidade de absorção do solo é necessário realizar ensaios de infiltração (ensaio de permeabilidade), seguindo os preceitos da ABNT NBR 7229/1993 – “Determinação da capacidade de absorção do solo”, a qual prevê dois modos de realização, em cova prismática ou em cova cilíndrica.
Em covas cilíndricas, utiliza-se a sondagem a trado manual, com diâmetro de 30 cm, em profundidades determinadas a partir de um pré-dimensionamento do sumidouro.
Os resultados obtidos no ensaio de infiltração da NBR 7229/1993 são expressos em L/m².dia, sendo denominado coeficiente de infiltração do solo.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG
O que é Sondagem Rotativa?
O que é Sondagem á Trado?
O que é Instrumentação Geotécnica?