(11) 2577-3160 [email protected]

SONDAGEM À PERCUSSÃO (SPT)

SONDAGEM À PERCURSSÃO (SPT)

A Sondagem SPT, ou Sondagem à Percussão é um dos mais tradicionais procedimentos de investigação geotécnica (SPT – Standard Penetration Test).

O método consiste em obter a resistência à penetração a cada metro e informações como nível do lençol freático (ou seja, o nível d’água), espessura das camadas e tipos de solo, e interferências durante sua execução.

A partir deste ensaio, é possível determinar a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, além de aferir, pelo número de golpes, a compacidade e a consistência dos solos arenosos e/ou argilosos.

 

sondagem-de-solo

QUAL A UTILIDADE DA SONDAGEM SPT? 

 

A partir da Sondagem SPT e seus resultados, é possível, por exemplo, determinar com precisão o tipo de fundação necessária à cada empreendimento, tais como predial, estabilização de taludes, encostas e obras de terra.

Este é o primeiro ensaio solicitado e realizado diante da necessidade de determinar parâmetros de resistência à penetração, nível do lençol freático e o perfil geológico do subsolo.
Caso apresente resultados pouco consistentes, pode demandar a realização de uma nova campanha de ensaios, que sejam mais específicos para a determinação das soluções.

 

sondagem-spt-percussao