(11) 2577-3160 [email protected]

SONDAGEM DE SOLO – QUAL DEVO FAZER?

 

A Sondagem de solo é um método utilizado para a investigação das características do solo.

A Sondagem de solo é utilizada como a etapa inicial das obras de construção civil, tendo como objetivo desvendar o solo do terreno escolhido, antes de se iniciar qualquer tipo de obra no mesmo.

Com a Sondagem de solo é possível saber características do solo como:

  • Resistência
  • Qualidade dos elementos
  • Quantidade dos elementos
  • Nível d’água

Essas variáveis são calculadas a partir da análise de amostras do solo em questão, coletadas provenientes de perfurações realizadas em campo.

Após essa coleta, as amostras são levadas a laboratório e analisadas por geólogos, que pontuam e indicam as características encontradas a partir do estudo feito.

Porém dentre os estudos de solo, existem vários tipo de sondagem que variam de acordo com a profundidade necessária, o tipo de solo e o tipo de edificação que pretende ser construída.

Vamos aos tipos mais comuns e que são usadas normalmente em obras civis e domésticas.

 

SONDAGEM SPT OU SONDAGEM A PERCUSSÃO

 

A Sondagem SPT ou Sondagem a Percussão são o mesmo tipo de sondagem.

A Sondagem SPT é o tipo de Sondagem mais popular no Brasil, indicada para pequenas e médias construções, ela normalmente costuma atender as necessidades da maioria das obras.

A Sondagem SPT é indicada tanto para obras de apenas 2 furos(minimo recomendado pela abnt), quanto para obras de quantidade ilimitada de pontos.

 

sondagem-de-solo

Sondagem SPT em São Paulo.

 

Ela se torna a melhor opção quando a profundidade da perfuração não precisa ser tão alta e também quando a resistência não precisa ser muito grande.

O que vai ser construído é um dos fatores determinantes para a escolha da sondagem.

Edifícios com pouca altura, cerca de no máximo 3 andares e sem subsolo, ainda pode ser feita a sondagem SPT.

A profundidade é outra variável que determina o tipo de sondagem que se encaixa melhor na necessidade da obra.

 

 SONDAGEM DE SOLO ROTATIVA

 

A Sondagem Rotativa é o ensaio realizado quando se constata a presença de rochas na composição do subsolo.

Trata-se do mais completo estudo disponível para a Geologia de Engenharia já que, por meio desta investigação, a equipe consegue retirar, recuperar e analisar o tipo de rocha – o que é determinante para que se defina o tipo de fundação mais adequado à construção.

A Sondagem Rotativa é um tipo de sondagem usada para obras que necessitam uma profundidade maior nos furos de sondagem, normalmente usada para edificações com maior porte.

A Sondagem Rotativa é usada tanto em solo, quanto em rocha, dependendo do tipo de solo encontrado no terreno.

 

sondagem rotativa

Sondagem Rotativa em São Paulo.

 

Portanto existe a Sondagem Rotativa Mista, que é feita tanto em solo quanto em rocha, além da sondagem Rotativa apenas em rocha.

Por meio da Sondagem Rotativa, é possível perfurar e reconhecer os solos e rochas que compõem as camadas do subsolo de um determinado terreno.

Com base na análise dessas informações, a caracterização do solo-rocha fica muito mais precisa – o que é de extrema importância para o trabalho da Engenharia Civil (já que muitos empreendimentos são erguidos justamente sobre as camadas de rocha).

 

SONDAGEM DE SOLO Á TRADO

 

Sondagem a Trado é realizada para o simples reconhecimento do solo e consiste basicamente na coleta de amostras que permitam distinguir o tipo de solo e de camadas de subsolo.

Constituído por uma haste metálica acoplada à sua extremidade, o trado é operado manualmente para que se obtenha informações relativamente simples e iniciais, como a verificação do nível d’água.

A Geositu Sondagens realiza um processo mais veloz, simples e econômico, a sondagem a trado manual.

Que geralmente penetra apenas em camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d’água.

A penetração do solo é realizada com os operadores girando uma barra horizontal integrada a algumas hastes verticais e a broca.

É necessário retirar a broca, após algumas rotações (5 ou 6), para retirar o material que fica acumulado.

O material coletado passa por muitas mudanças durante o processo, por esse motivo a amostragem, normalmente é feita metro a metro, observando e anotando as profundidades onde essas mudanças ocorrem.

 

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

O que é um Poço de Monitoramento?

O que é Ensaio de Permeabilidade?

O que é Sondagem a Trado?