Skip to main content

Servindo de base para estudos hidrológicos e ambientais, a permeabilidade de um solo representa a sua capacidade em transmitir fluidos. Sua base teórica foi desenvolvida por Darcy, que se utilizava da vazão de água percolada em dado material, do gradiente hidráulico e da área da seção transversal para determinar a permeabilidade.

Alguns fatores podem afetar a permeabilidade de um solo, tais como o arranjo estrutural, o tamanho dos grãos, o índice de vazios, o tipo de fluido, a composição mineralógica do solo e o grau de saturação.

As normas ABNT NBR 13292 e 14545 regulam a execução de ensaios de permeabilidade de carga constante e variável, respectivamente.
O ensaio de carga constante é realizado em solos granulares, com teores de finos de no máximo 10%, pois pressupõem que não exista variação de volume de solo ou do gradiente hidráulico.

A permeabilidade é obtida através do cálculo da vazão de água pelo permeâmetro após saturado o corpo de prova.

O ensaio de carga variável é realizado em solos argilosos, no qual é aferida a variação da altura de coluna d’água em tempo determinado, para obtenção da vazão e do coeficiente de permeabilidade. A capacitação do profissional que realiza os ensaios garante a fiabilidade dos resultados apresentados.