O CBR (California Bearing Ratio) ou ISC (Índice de Suporte de Califórnia) é um ensaio que determina o valor de teor de umidade ótimo e a máxima massa específica aparente seca, como também valores de expansão do solo, podendo assim classificar o mesmo indicando a sua capacidade de suporte equivalente para a utilização no subleito ou em camadas de um pavimento rodoviário.
Realizado de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 9895, o CBR é composto de 3 etapas:
- Compactação do corpo de prova (ensaio de Proctor normal): utiliza-se um soquete padrão para a compactação do corpo de prova em um molde cilíndrico; após a compactação, mede-se o teor de umidade do corpo. O ensaio é realizado 5 vezes com umidade crescente, de forma a obter uma curva de compactação.
- Expansão: após a moldagem do corpo de prova, este é submetido à imersão durante 4 dias, de forma que sejam realizadas leituras a cada 24 horas utilizando um extensômetro dedicado a cada corpo de prova.
- Resistência à penetração: o corpo de prova é levado à prensa com pistão cilíndrico, no qual será realizada a medição da resistência de penetração com uma velocidade constante.