A permeabilidade é a propriedade do solo que determina o escoamento (facilidade ou dificuldade) com que um fluido poderá passar através de seus poros. É expressa em forma numérica pelo coeficiente de permeabilidade.
O ensaio de permeabilidade é conhecido também como Ensaio Lefranc e pode ser feito tanto em laboratório como em campo (“in situ”). Em ambos ele pode ser de carga constante ou de carga variável.
O ensaio em campo (à carga constante ou variável) permite identificar drenagem e percolação, rebaixamento do nível d’água, recalques e estabilidade em projetos geotécnicos como barragens, taludes, contenções, entre outros, fornecendo valores médios de permeabilidade, levando em consideração variações locais no solo. A metodologia de execução e determinação do coeficiente de permeabilidade é normatizada pelo Manual de Execução em Campo, da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (Boletim no 4 ABGE).
Em laboratório, para determinação do coeficiente de permeabilidade à carga constante utiliza-se a ABNT NBR 13292, e para carga variável a ABNT NBR 14545.