Skip to main content

ENSAIO DE PALHETA (VANE TEST)

O ensaio de palheta, também conhecido como Vane Test, tem como objetivo determinar a resistência ao cisalhamento de solos moles sob condições não drenadas (Su), em solos moles. O ensaio envolve a inserção de uma palheta em formato de cruz no solo, aplicando o torque necessário para realizar o cisalhamento do solo por meio de rotação. O dispositivo é composto por um medidor de torque conectado a um conjunto de hastes cilíndricas rígidas, com uma palheta formada por duas lâminas retangulares finas, posicionadas perpendicularmente uma à outra na sua extremidade.

Caso não seja viável inserir o conjunto de palheta-hastes diretamente no solo devido à presença de uma camada superficial resistente, é necessário fazer um pré-furo e utilizar um tubo de revestimento. A inserção desse tubo causará a compactação do solo e, portanto, o ensaio deve ser realizado a uma profundidade mínima de cinco vezes o diâmetro do tubo, abaixo da sua extremidade.

Os resultados do ensaio de palheta podem ser usados para a determinação de capacidade de carga, projeto de fundações e avaliação da estabilidade de taludes.

A ABNT NBR 10905 representa o conjunto de procedimentos para a realização do ensaio de palheta in situ.

Obras realizadas

Veja nossa atuação.

Saiba mais