Skip to main content

COLETA DE AMOSTRAS DEFORMADAS

A coleta de amostras deformadas é feita a partir da obtenção de uma porção do solo desagregado que tem por objetivo a verificação da textura e constituição mineral. A amostra retirada tem em média peso de 50Kg, sendo armazenada em saco de ráfia e conduzida ao laboratório para ensaios.

Sua grande diferença paras as amostras indeformadas (Bloco, Shelby e Denison) é a não conservação das características naturais do solo in situ, para alguns ensaios laboratoriais como por exemplo Granulometria, Limites de Atterberg, Massa específica e outros, essa preservação não é requisito para sua realização.

Amostras deformadas são fáceis de serem coletadas, pois não requerem o uso de amostradores sofisticados ou procedimentos delicados de perfuração, podendo ser retiradas a partir de sondagens a trado ou com pás, enxadas, picaretas, entre outros. A coleta de amostras deformadas é normatizada pela ABNT NBR 9604/2016.

COLETA DE AMOSTRAS INDEFORMADAS – AMOSTRAGEM DENISON 

A amostragem Denison é um tipo coleta utilizada para retirada de amostras indeformadas do solo, ou seja, que preservem a estrutura e características originais “in situ”. 

Sua diferença com relação à coleta Shelby é que ela é própria para a obtenção de amostras indeformadas em solo coesivo, como argilas e siltes, em profundidades significativas.

 O amostrador Denison é constituído por um cilindro externo, com uma sapata cortante (rotativo) e um cilindro interno que permanece fixo durante a amostragem e possui seu interior revestido. Para a estabilização das paredes do furo e remoção dos detritos da perfuração, é injetada lama bentonítica através da haste do amostrador, circulando entre os dois cilindros e retornando entre o tubo externo e a parede do furo.

A amostra coletada é acondicionada em um recipiente apropriado de modo a preservar a estrutura e características naturais do solo, sem deformações. A norma técnica que estabelece o procedimento a ser adotado na coleta de amostras indeformadas de solos é a norma rodoviária DNER-PRO 002/94 e ABNT NBR 9820.

As amostras obtidas são analisadas em laboratório para determinação do teor de umidade, granulometria, limites de consistência, resistência ao cisalhamento e outros.

COLETA DE AMOSTRAS INDEFORMADAS – AMOSTRAGEM SHELBY

A amostragem Shelby é um tipo de coleta utilizada para retirada de amostras indeformadas do solo, ou seja, que preservem a estrutura e características originais, sem que sofra deformações.

O amostrador Shelby, também conhecido como tubo Shelby ou amostrador de parede fina, é um tubo de latão ou alumínio em formato cilíndrico com diâmetro de 3” ou 4” polegadas com uma ponta cortante em uma extremidade e uma tampa removível na outra. Ele é projetado para penetrar no solo, coletar uma amostra cilíndrica e retirá-la sem causar alterações significativas em sua estrutura.

A coleta de amostra indeformada é realizada com o auxílio de equipamento de sondagem à percussão (baixas profundidades) ou rotativo (médias a altas profundidades), utilizando tubo de revestimento de no máximo 6” de diâmetro com avanço por lavagem até atingir a camada argilosa e a cota em que será realizada a amostragem. A operação de cravação do amostrador no solo é feita sob pressão, sem rotações e interrupções. Após a coleta da amostra, as extremidades do tubo são seladas com parafina e é mantida na posição vertical e transportada em caixas com serragem.

Este tipo de coleta é própria para a realização de ensaios que necessitam das propriedades do solo in situ.

A Norma Brasileira NBR 9820 junto com a norma americana ASTM D1587 dá os procedimentos para a coleta de amostras Shelby.

COLETA DE AMOSTRAS INDEFORMADAS TIPO BLOCO

Retiradas de amostras indeformadas consistem em preservar as propriedades locais (“in situ”) do solo como o teor de umidade natural. A retirada de amostras tipo bloco é obtida em amostras superficiais entre 1 e 3 metros de profundidade, de forma que não ocorra nenhum tipo de ruptura, sendo identificada sua parte inferior, superior e posição de retirada. Esculpido o bloco, este receberá revestimento e proteção de maneira que o solo amostrado não perca suas propriedades.

Tem por finalidade determinar os índices físicos, coeficiente de permeabilidade e parâmetros de compressibilidade e resistência ao cisalhamento em ensaios laboratoriais.

Este ensaio é regulamentado pela ANBT NBR 9604 (Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas – Procedimento).

Fatores como características do solo, profundidade e o nível d’água são os condicionantes que determinarão a execução e custo deste ensaio.