Poços de Monitoramento

  • Home
  • Poços de Monitoramento
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Poços de monitoramento são preparados para que se possa controlar a qualidade hidrogeológica – ou seja, para que se possa captar amostras de água e analisar os índices de contaminação do lençol freático de um determinado terreno.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Ligue para a gente e teremos prazer em atendê-lo!

Para que servem os Poços de Monitoramento?

Os Poços de Monitoramento nada mais são que furos feitos no solo e subsolo até alcançar o lençol freático (ou nível d’água). A partir de uma estrutura especial, é possível coletar amostras de água que, levadas para um laboratório, passam por análises químicas e físicas para identificar se há presença de hidrocarbonetos ou outras substâncias poluidoras. Estes poços são muito comuns em postos de gasolina, por exemplo, que, por lei, necessitam dispor de constantes avaliações do lençol freático para garantir que não há contaminação causada por combustíveis e outros resíduos.

Poços de Monitoramento passo a passo

Com o trado, penetra-se o solo e o subsolo até que se alcance o nível d’água. Neste furo, é introduzido um tubo corrugado, perfurado e revestido com manta de bidim (PVC Geomecânico ou Aço Inox tubo liso rosqueável). Por fora, filtros e pré-filtros são colocados de maneira a possibilitar a passagem de água e, ao mesmo tempo, impedir a passagem de solos argilosos, que podem ocasionar o entupimento; na parte inferior, por sua vez, uma tampa rosqueável é colocada para vedar a extremidade. A parte superior é fechada com tampa metálica e cadeado, de forma que uma câmara de calçada dá acesso ao poço para a coleta de água ou de vapor.

Os poços de monitoramento são executados pela Geositu conforme as normas técnicas NBR 145.492/2007 – Sondagens de reconhecimento para qualidade do solo; NBR 13.495/2007 (Parte 01) – Poços de monitoramento de águas subterrâneas em aquíferos granulares – construção; NBR 15.495/2008 (Parte 2) – Poços de monitoramento de águas subterrâneas em aquíferos grandes – desenvolvimento.

São essas as normas que determinam os materiais a serem utilizados, a composição a ser identificada e controlada, e os procedimentos de coleta e análise dos contaminantes. Elas também determinam ainda que o pré-filtro utilizado no processo deve ser especificado pelo tamanho dos grãos e selado com bentonita, um tipo de argila que é expansiva ao contato com a água, para evitar a entrada de contaminantes.

Os poços de monitoramento devem ser executados por equipe técnica qualificada e sob a orientação e responsabilidade de um profissional habilitado e respaldado por um documento ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

  • Service Slider
  • Service Slider
  • Service Slider
  • Service Slider
  • Service Slider
  • Service Slider
  • Service Slider

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.