(11) 2577-3160 [email protected]

POÇOS DE MONITORAMENTO

POÇOS DE MONITORAMENTO

Um poço de monitoramento é um poço usado para a obtenção de amostras de água subterrâneas.

Ele é construído para que, dependendo das exigências do local, sejam coletadas periodicamente amostras das águas subterrâneas, que são submetidas a análises químicas e físico-químicas para sua avaliação.

poco-sondagem

ONDE SÃO CONTRUIDOS OS POÇOS DE MONITORAMENTO?

Os poços de monitoramento são construídos usualmente em locais que exigem um contínuo acompanhamento da qualidade da água do solo.

Esses lugares normalmente são feitos nas proximidades de locais que servem como depósito de resíduos poluentes, como lixões, aterros sanitários ou nas imediações de estações de tratamento, com a finalidade de detectar eventuais vazamentos.

O mais comum é a construção de mais de um poço de monitoramento para que a qualidade da água em um ponto seja avaliada e comparada com a qualidade da água em um ponto adiante.

Para poder monitorar a qualidade da água que percorre o lençol freático e o lençol artesiano sob um terreno de um depósito de resíduos sólidos, normalmente é construído um poço de monitoramento no ponto do lençol anterior à travessia do solo que pode estar contaminado e outros poços de monitoramento após ter percorrido o solo que pode estar afetado.

pocos-de-monitoramento-sondagem