(11) 2577-3160 [email protected]

O que são problemas estruturais?

 

Fissuras e Rachaduras nas paredes ou nas colunas.

 

Os problemas estruturais se manifestam principalmente através de fissuras, trincas ou rachaduras nas paredes ou colunas que sustentam os edifícios ou as casas.

 

Essas rachaduras podem ser sinais de problemas na fundação, ou por uma solução da mesma, que foi escolhida equivocadamente.

 

A Sondagem pode ser um estudo fundamental para prevenir problemas estruturais.

 

Neste texto relataremos como identificar os problemas estruturais, se é possível resolvê-los, e como evitar o aparecimento das rachaduras ou trincas nas estrutura, além de mostrarmos como a sondagem pode ser fundamental para evitar esses problemas.

 

O que pode ser rachaduras nas paredes?

 

As trincas, fissuras ou rachaduras encontradas nas paredes, podem ser a manifestação de problemas nas estruturas da edificação, mas podem ser também apenas procedimentos normais das construções como: dilatação térmica, deformação sob carga ou elasticidade do edifício.

 

Dilatação Térmica

 

A dilatação térmica é a reação do concreto ao tempo e sua temperatura, sob a influência de calor, o concreto se dilata, quando submetido ao frio, se contrai.

 

Quando se aquece o concreto, seu comprimento varia, essa variação é representada pelo coeficiente de dilatação térmica, este coeficiente no entanto diminui com o tempo, fazendo com que o edifício se mute menos com o passar dos anos.

 

Esse fenômeno pode resultar em rachaduras nas paredes e colunas da estrutura, porém são fissuras normais em quaisquer construções, sendo algo que não necessita um cuidado especial, apenas monitoramento para identificar se essas trincas aumentam muito durante um certo período.

 

Deformação sob carga

 

O concreto como toda a matéria sólida, se deforma sob carga.

 

Mas esta deformação aumenta com o tempo de carga

 

As deformações elásticas são instantâneas e reversíveis, as deformações obtidas lentamente, são permanentes e irreversíveis.

 

Elas também causam as rachaduras nas paredes e colunas, porém também são normais na maioria dos casos.

 

A Lei

 

A jurisprudência estabelecida pelo STJ significa que, mesmo passado os 5 anos de garantia da obra, os mutuários podem entrar na Justiça para pedir reparo ou indenização quando o imóvel apresentar problemas estruturais.

 

Como identificar se existe um problema estrutural na casa e aprender a resolvê-lo.

 

Uma rachadura na parede pode ser apenas um defeito estético e normal das edificações ou um problema estrutural, mas como posso resolvê-lo?

 

Primeiro é preciso saber que pode-se encontrar trincas, fissuras ou rachaduras nas paredes e estruturas e ser apenas eventos normais derivadas da dilatação térmica ou do peso sob carga.

 

Além disso é impossível afirmar um motivo sem antes se fazer uma análise, pois cada uma das construções apresentam particularidades.

 

Fissuras

 

Se o problema se manifestar através de uma fissura, provavelmente é um fato normal na maioria das edificações e não há com o que se preocupar.

 

Normalmente ela irá atingir apenas a pintura e a terminará na massa corrida, ou seja, tem pouca profundidade.

 

Trincas

 

Já quando o assunto são trincas temos um aumento na gravidade do problema.

 

Neste caso, há um aumento na espessura, fazendo com que ela tenha entre 1 a 3 mm.

 

Com essa abertura mais acentuada é preciso contratar um profissional para resolver o problema, já que ela pode afetar a estrutura da edificação.

 

Rachaduras

 

Por fim temos a rachadura, que pode ser bem mais grave e requer uma atenção imediata.

 

Sua espessura é maior que 3 mm, o que significa que ar e água passam com facilidade pela cavidade, isso faz com que  a abertura acabe aumentando, o que pode afetar toda a estrutura da edificação.

 

Como posso evitá-las?

 

As causas para esse tipo de problema são diversas, podendo ser especificamente do tipo de solo ou fundação do local, além de outros fatores.

 

Mas existem problemas gerais que causam esses tipos de fenômenos.

 

  1. Dilatação térmica: Neste caso, partes da edificação que ficam expostas ao tempo dilatam e retrai, devido ao sol, calor, chuva e frio, causando fissuras, trincas e até rachaduras.

 

  1. Problemas na execução da obra: Quando por algum motivo o projeto estrutural não é seguido fielmente, ou não existe esse projeto, a má execução da obra pode gerar problemas a curto e longo prazo.

 

  1. Comprometimento estrutural: Ele ocorre quando há um excesso de carga na estrutura;

 

  1. Problemas na impermeabilização: Ela pode ocorrer com elementos estruturais, ou a execução do sistema hidráulico pode ser ruim, o que vai causar infiltrações, gerando posteriormente rachaduras.

 

  1. Problemas com a acomodação da edificação: Isso porque, quando se constrói, existe um período de acomodação ao solo.

 

  1. Não seguir as especificações dos materiais de revestimento: Todos os materiais de construção possui um método de uso, do ínicio ao final, desde a tinta, reboco, até massa corrida, quando não seguido, faz com que esses materiais não tenham retração.

 

  1. Não respeitar o tempo de cura do concreto: Isso pode não dar a resistência necessária à edificação.

 

Quando devo me preocupar e como resolver o problema?

 

Mesmo com pequenas fissuras é importante ficar atento,isso porque se ela aumentar será preciso chamar um engenheiro estrutural para investigar a causa do problema e, em seguida, achar a melhor solução para resolvê-lo

 

Da mesma forma que são muitos os motivos para a existência de fissuras, trincas e rachaduras, também não são poucas as soluções.

 

Por isso, é importante contratar um profissional especializado para resolver o problema.

 

A execução também é importante para que isso não aconteça.

 

Fique sempre atento à sua obra e, caso não execute, exija do profissional o acompanhamento da obra.

 

Como a Sondagem pode ajudar nos problemas estruturais?

 

Previamente a Sondagem pode ajudar com a escolha da fundação correta, depois de finalizado o estudo de solo, e com os resultado em relatório em mãos, é analisado a resistência do solo, fator que é fundamental para a escolha de um tipo de fundação que suporte e seja correta para a estrutura.

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

 

Quais são as vantagens da Sondagem?

O que é Sondagem SPT?

Qual o preço da Sondagem?