(11) 2577-3160 [email protected]

O QUE É SONDAGEM ROTATIVA?

 

A Sondagem Rotativa é o ensaio realizado quando se constata a presença de rochas na composição do subsolo.

Trata-se do mais completo estudo disponível para a Geologia de Engenharia já que, por meio desta investigação, a equipe de sondagem consegue retirar, recuperar e analisar o tipo de rocha, o que é determinante para que se defina o tipo de fundação mais adequado à construção.

 

PARA QUE SERVE A SONDAGEM ROTATIVA?

 

Por meio da Sondagem Rotativa, é possível perfurar e reconhecer os solos e rochas que compõem as camadas do subsolo de um determinado terreno.

Com base na análise dessas informações, a caracterização do solo-rocha fica muito mais precisa, o que é de extrema importância para o trabalho da Engenharia Civil (já que muitos empreendimentos são erguidos justamente sobre as camadas de rocha).

 

 

SONDAGEM ROTATIVA PASSO A PASSO

 

O trabalho de Sondagem Rotativa inicia-se com a Sondagem à Percussão (SPT) até que se alcance a camada de rochas.

Em seguida, com o uso de sondas rotativas, a equipe de profissionais continua o trabalho de penetração para retirar amostras (também chamadas testemunhos) da rocha atravessada, podendo atingir grandes profundidades.

Para isso, é de extrema importância contar com sondadores especializados, além dos equipamentos, acessórios e ferramentas adequados, para garantir maior recuperação das amostras de rocha, ainda que os materiais perfurados e coletados sejam frágeis.

Levadas para o laboratório, as amostras coletadas são analisadas e classificadas conforme a petrografia geral por um geólogo especializado, que leva em conta os parâmetros geotécnicos específicos para este trabalho, como os graus de alteração, coerência, fraturamento, RQD (Rock Quality Designation), indicativo da qualidade de maciços rochosos, classificação geológica e classificação de descontinuidades.

 

O QUE É UM RELATÓRIO DE SONDAGEM ROTATIVA?

 

Os relatórios gerados a partir dessa análise trazem informações detalhadas da planta do local, bem como os pontos de sondagem perfurados somados aos perfis geológicos e geotécnicos de cada sondagem.

Além disso, apresentam também as demais informações da obra, como número, inclinação e rumo da sondagem; cota do furo e lençol freático (quando alcançado o nível d’água); profundidade e cotas na vertical; diâmetros de sondagem e profundidade dos revestimentos; comprimento de cada manobra; número de golpes SPT (levantados na fase inicial da sondagem, quando solo); recuperação dos testemunhos; alteração; coerência; fraturamento; RQD; descontinuidades; classificação; e interpretação geológica.

As amostras de rocha são devidamente catalogadas e ficam à disposição dos clientes.

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

 

5 problemas que a sondagem do solo pode resolver

O que são problemas estruturais?

O que é Sondagem SPT?

Qual o preço da Sondagem?