(11) 2577-3160 [email protected]

ENSAIO DE PERCOLAÇÃO

ENSAIO DE PERCOLAÇÃO

O ensaio de percolação no solo, são ensaios necessários para determinar a capacidade de percolação (infiltração/absorção) da zona superficial do solo, em que os poros se encontram cheios de ar.

Sendo utilizados para dimensionamento de sumidouros (sistema de escoamento feito por caixa ou cilindro sem fundo) e valas de infiltração (sistema de escoamento feito por tubos).

Os sumidouros ou as valas de infiltração tem a função de poços absorventes, recebendo os efluentes diretamente das fossas sépticas e permitindo sua infiltração no solo.

A utilização de um ou outro vai depender do tipo de solo, dos recursos disponíveis para a sua execução.

Uma vez definida a área in-situ, o reconhecimento das camadas de solo (áreas infiltrativas) e a verificação da presença do lençol freático, tem início o Ensaio de Percolação propriamente dito – que, via de regra, é feito para calcular com precisão o dimensionamento de sistemas de tratamento de efluentes líquidos.

Com cavas de diâmetro de 150 milímetros e trado de 6”, equidistantes e a um metro acima do lençol freático, o ensaio tem prosseguimento com as leituras de rebaixamento, realizadas em intervalos de 30 em 30 minutos após a saturação da camada do solo a ser analisada.