(11) 2577-3160 [email protected]

ENSAIO DE PERMEABILIDADE

ENSAIO DE PERMEABILIDADE.

Ensaio de Permeabilidade, executado em furos de sondagem a percussão, genericamente conhecido por ensaio de infiltração, tem por finalidade a determinação do coeficiente de permeabilidade do solo.

O Ensaio de Permeabilidade in-situ é utilizado para calcular a estimativa de vazão que infiltrará através das camadas de solo a serem estudadas.

Ensaio de permeabilidade é um procedimento realizado em furos de sondagem em projetos de geologia de engenharia e  engenharia ambiental.

sondagem-a-percussao

ENSAIO DE PERMEABILIDADE PARA SUMIDOUROS

Para dimensionamento de sumidouros, é necessário a determinação da capacidade de absorção do terreno que receberá esta estrutura.

Para determinação da capacidade de absorção do solo é necessário realizar ensaios de infiltração (ensaio de permeabilidade), seguindo os preceitos da ABNT NBR 7229/1993 – “Determinação da capacidade de absorção do solo”, a qual prevê dois modos de realização, em cova prismática ou em cova cilíndrica.

Em covas cilíndricas, utiliza-se a sondagem a trado manual, com diâmetro de 30 cm, em profundidades determinadas a partir de um pré-dimensionamento do sumidouro.

Os resultados obtidos no ensaio de infiltração da NBR 7229/1993 são expressos em L/m².dia, sendo denominado coeficiente de infiltração do solo.