COLETA DE AMOSTRAS DEFORMADAS E INDEFORMADAS
COLETA DE AMOSTRAS DEFORMADAS
A Coleta de Amostras Deformadas é feita a partir da obtenção de uma porção do solo desagregado que tem por objetivo a verificaçã da textura e constituição mineral. Para essas análises as porções são coletadas a cada metro, o que possibilita a identificação de eventuais mudanças na composição de cada camada do subsolo – que , quando constatadas, são separadas de acordo com a NBR 9604/86.
COLETA DE AMOSTRAS INDEFORMADAS TIPO BLOCO
Por sua vez a Coleta de Amostras Indeformadas é realizada em solos que apresentam pouca ou nenhuma modificação em suas características. Para a reutilização, é necessário ultilizar técnicas e equipamentos apropriados.
COLETA DE AMOSTRAS INDEFORMADAS TIPO SHELBY
A coleta tipo Shelby consiste na remoção de uma porção de solo exatamente como ela está disponível na natureza, in-situ, mantendo suas propriedades físicas originais. O amostrador mais difundido na prática da Engenharia Geotécnica para este ensaio é o amostrador de pistão Shelby – razão pela qual o teste recebeu esse nome.
O ensaio Shelby possibilita estudos geotécnicos capazes de determinar as propriedades físicas do solo in-situ, como o coeficiente de permeabilidade e a resistência ao cisalhamento. Para os serviços de retiradas de amostras deste tipo, a GeoSitu segue a ABNT NBR 9820/1997.
