SONDAGEM ROTATIVA
A sondagem rotativa é um método de investigação que consiste na perfuração de maciços rochosos e na obtenção de testemunhos de rocha, sendo possível alcançar elevadas profundidades. É comumente utilizada quando a sondagem SPT atinge o maciço rochoso, matacões ou solos impenetráveis à percussão, além de servir de abertura de furo para a realização de ensaios como os de perda d’água.
Trata-se de um conjunto motomecanizado contendo uma coroa cortante de alta dureza na extremidade de um barrilete que perfura o terreno em movimentos rotativos com injeção de água sob pressão. O testemunho de sondagem fica armazenado no interior do tubo livre presente no barrilete.
A execução da sondagem rotativa segue de acordo com a NBR 6484 e consiste em ciclos sucessivos de corte, que são chamados de manobras, para a retirada dos testemunhos. O comprimento de cada manobra varia em função do tamanho do barrilete e do tipo de material a ser retirado.
A partir dos testemunhos obtidos é possível determinar o índice RQD, que é a designação da qualidade da rocha e estima o grau de compartimentação do maciço, bem como a influência de suas descontinuidades.